Numa altura de balanço das actividades lectivas, muitos pais recorrem a ajuda de profissionais para compreender o baixo rendimento dos seus filhos e adoptar estratégias específicas para minimizar danos na avaliação final.
Os motivos para a quebra nos rendimentos escolares podem ser diversas, designadamente por métodos de estudo ineficazes, má gestão do tempo de estudar vs. tempo de brincar, perturbações de atenção ou de aprendizagens, etc.
Nestes casos, a intervenção terapêutica passa, numa fase inicial, pela avaliação
da criança/jovem de forma a identificar e compreender eventuais dificuldades ou perturbações. Perceber se a quebra no rendimento escolar se deve a aspectos físicos/cognitivos ou a situações da vida íntima do estudante, é um ponto essencial para definir a segunda fase da intervenção.
Após a identificação da causa, o psicólogo irá delinear um plano de intervenção - se necessário, com a colaboração dos pais - com o objectivo de
ultrapassar os problemas detectados.
A intervenção não deverá esgotar-se com o fim do ano lectivo. Mediante a causa detectada, muito provavelmente, será necessário prolongar esta intervenção de forma a que a criança/adolescente não regrida com a nova etapa do próximo ano lectivo.
