terça-feira, 27 de novembro de 2012

Psicologia do Idoso: Temas Complementares - 2ª Edição

As estatísticas dão conta do crescimento exponencial dos idosos em relação às crianças. Por isso, o século XXI será certamente o século dos idosos, ao menos no mundo ocidental. Impõe-se uma cultura da ancianidade. Do modo como a sociedade trata hoje os gerontes pode aferir-se dos seus valores e prever os valores de amanhã.

As Nações Unidas, declararam o ano de 1999, ao findar do séc. XX e do 2º milénio, como ano dos idosos, sob o lema Construir uma sociedade para todas as idades. Oxalá esse desiderato se realize no novo milénio e, em particular, neste novo século.

Os psicólogos não ficaram indiferentes a este fenómeno e têm dado o seu contributo para uma maior compreensão do funcionamento cognitivo – afectivo social do idoso. Pode afirmar-se que se assiste a uma época de ouro no tocante à investigação gerontológica, mesmo em Portugal.

O autor sentir-se-ia compensado se este livro significasse um novo contributo para um melhor conhecimento da psicologia do idoso, facilitando aos mais novos uma maior compreensão e respeito pelos gerontes.